
Uma bela mensagem de natal de recebi do meu amigo Edu Molina e que posto para nossa reflexão.
Queridos amigos,
O Natal se aproxima e gostaria de convidá-los a refletirem comigo sobre este tema e o que realmente ele é, qual o seu real significado e o que isso impacta na minha vida e na tua.
Que Deus os abençoe !
Um grande abraço, no amor do Mestre,
Edu.
O Sentido do Natal
Natal. Uma data especial, significativa, mas que tem o seu sentido distorcido pelo contexto do mundo em que vivemos. Se pararmos para perguntar o que é o Natal, as respostas serão diversas, como por exemplo, é um feriado, é um dia em que se trocam presentes, a família se reúne para cear e muitos ainda associam o Natal com a figura do Papai Noel. O nascimento de Jesus se tornou um pretexto para o comércio, uma grande jogada de marketing, e poucos sabem exatamente o que significou este acontecimento para a história do mundo, pois estamos tão preocupados em montar os enfeites, às árvores de Natal, a decoração de toda a casa, os preparativos para a festa, as pessoas que serão convidadas, enfim, nos preocupamos com tantas coisas que nos esquecemos do verdadeiro dono da festa. Sem Jesus, não haveria Natal.
Nos acostumamos desde pequenos que o Natal é época de se ganhar presentes, e muitas vezes nos endividamos ainda mais por isso. Mas, se fizermos uma boa análise, nós é que teríamos que oferecer o presente, como os pastores que estavam no campo na noite do nascimento de Jesus (Lucas 2:8-14). Esses homens, provavelmente, eram responsáveis por guardar o rebanho que era oferecido no Templo como oferta, e, ao contrário do que se pensa, eram mal vistos e desvalorizados, pois estavam sempre no campo e não podiam participar dos sacrifícios, sendo muitas vezes confundidos com ladrões. Eram homens importantes, mas sem importância. Interessante notar que, mesmo assim, eles estavam fazendo o seu trabalho de forma competente, estavam atentos e prontos, preparados para as mais diversas situações e isto nos mostra uma grande lição: pessoas despreparadas, desocupadas, não têm utilidade no Reino de Deus.
Embora fossem homens desvalorizados, eles foram recompensados com, talvez, a maior glória que alguém poderia ter, pois contemplaram um anjo do Senhor trazendo a notícia que mudaria a história da humanidade, a história de suas próprias vidas! Eles seriam os primeiros a verem Jesus, iriam presenciar o Salvador da humanidade ainda bebê. Que privilégio! Imagine como seria estar lá, no lugar deles, contemplando a glória do Senhor naquela manjedoura, adorando-o, oferecendo-lhe os melhores presentes, quem sabe, pegando-o no colo, fazendo-lhe carinho e, depois de muitos anos, enquanto as pessoas se maravilhavam com os ensinamentos de Jesus, eles se alegrariam em seus corações por saberem que foram os primeiros a se maravilharem com aquele homem. E, embora as Boas Novas estivessem sendo transmitidas para os pastores, elas se estendiam para toda a humanidade. Não importa quem somos, o que fazemos, qual o nosso nível social, qual o nosso grau de educação, as Boas Novas são para todos!
Os anjos eram os mensageiros de Deus no Novo Testamento para transmitirem alguma mensagem importante para os homens, quando apareciam, devido ao poder sobrenatural que tinham, causavam espanto e admiração. Quando aquele anjo apareceu, os pastores tiveram um grande temor, segundo diz o texto de Lucas, e este sentimento é necessário para que possamos nos manter na presença de Deus. O anjo os tranqüilizou, os encorajou e após transmitir a mensagem, uma milícia celestial se juntou a ele e todos, anjos e homens, adoravam ao Senhor, reconhecendo sua soberania, sua glória, sua majestade. Que momento ímpar!
Mas, qual a mensagem que o anjo transmitiu para aqueles pastores? A mensagem da salvação. “É que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lucas 2:11). Por vezes lemos este trecho da Bíblia, vemos várias encenações teatrais, jograis, musicais e não conseguimos captar a essência que o torna um dos mais belos textos da Palavra de Deus. Por mais simples que possa parecer, este texto é de uma riqueza e de uma magnitude sem igual, pois nele está declarado o verdadeiro e único sentido do Natal, está declarado o que toda a humanidade precisa saber, nele está contido o plano de Deus para a salvação do mundo. E, nada melhor do que falar de salvação em uma data como o Natal.
“O Salvador, que é Cristo, o Senhor”. Esta pequena frase revela três características deste menino que nasceu. Essas características tem o poder de transformar vidas, de salvar os pecadores, de aproximar as pessoas de Jesus, de resgatar o plano original e perfeito de Deus, de uma entrega profunda e plena de nossas vidas para o Senhor.
Jesus veio ao mundo para ser o Salvador da humanidade. O verdadeiro sentido do Natal só é alcançado quando Jesus se torna o nosso Salvador pessoal. No plano perfeito de Deus, o homem foi criado para se relacionar com Ele, mas, o homem escolheu o seu caminho e se afastou de Deus por causa do pecado. Logo após o homem ter escolhido o seu caminho, veio a primeira profecia do nascimento do Salvador: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” (Gênesis 3:15). Este texto é chamado de Proto-evangelho, ou seja, a primeira referência ao necessário Redentor, aquele que seria o único capaz de efetuar a purificação do pecado e pagar a terrível pena que ele traz. Se observamos bem, o termo usado é “descendente”, uma referência clara feita a pessoa de Jesus, descendente de Eva e não de toda a raça humana (Gálatas 3:16). Jesus veio para nos salvar do pecado,das astutas ciladas do diabo, da morte, da condenação eterna. Este é o maior amor que alguém poderia ter.
O Salvador é Cristo. Cristo vem do hebraico Messias, ou “ungido”. O verdadeiro sentido do natal só é alcançado quando Jesus se torna o meu Rei. Não nasceu apenas um Salvador, nasceu também um Rei que possuía uma missão. No Antigo Testamento, um profeta ungia o homem que fosse o escolhido por Deus para governar o seu povo, e este seria o responsável por levar o povo a cumprir a vontade de Deus, e embora fossem homens imperfeitos, não deixavam de ser usados por Ele. Jesus veio como o Rei que iria constituir o seu reino entre os homens, veio para governar sobre o seu povo, para guiá-lo e conduzi-lo até a vida eterna, até estabelecer o seu reino celestial. Os judeus esperavam um rei que fosse nascer cercado de glória e majestade, em um palácio, que comandaria um exército que enfrentaria os seus opressores, que os livrariam do império romano. Mas Jesus nasce em uma manjedoura, cercado por animais em uma estrebaria, e ao invés de pegar em armas, pregou a paz entre os homens. Jesus é o ungido de Deus, o Messias, e nós somos o seu povo. Ele estabeleceu o seu reino na terra e virá nos buscar para reinarmos com Ele na eternidade.
O Salvador é Cristo, o Senhor. O verdadeiro sentido do Natal só é alcançado quando Jesus se torna o meu Senhor. Quando entendo que Jesus é o Senhor, entendo que sou servo dele, que ele é meu dono, que sou escravo dele, que irei obedecê-lo incondicionalmente. Certa vez Jesus fez um discurso duro e as pessoas começaram a ir embora e ele questionou os discípulos para saber se iriam também, mas, Pedro respondeu “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna” (João 6:68). Pedro reconheceu que Jesus era o Senhor e reconheceu que precisa estar submisso a Ele para obter a vida eterna. O Senhor tem domínio total sobre as nossas vidas. É impossível ter Jesus como Salvador se o recusar como Senhor.
Será que Cristo tem sido o Senhor da tua vida? Você só poderá ser salvo se Jesus for o teu Senhor. Jesus está chamando cada um de nós para perto dele e Ele deseja salvar a todos, sem exceção, basta querermos.
Esta mensagem poderosa foi passada para aqueles pastores em uma noite de Natal e eles entenderam e partiram apressadamente para o encontro de Jesus. Que nós possamos entender que Jesus é o nosso Salvador, o Messias, o Senhor, para desta forma compreendermos o que é o Natal e termos as nossas vidas transformadas. Que Deus os abençoe ricamente e faça deste Natal um verdadeiro Natal para todos nós. Amém.

